sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Currículo específico individual


Estou há uma semana a tentar construir um CEI para um aluno com dificuldades de aprendizagem, um percurso de insucesso e que precisa de encontrar na Escola algo diferente e que vá de encontro às suas necessidades. Penso, imagino e não concluo nada. Porque a Escola não consegue dar resposta, espartilhada como está, a estas necessidades. Precisava de ateliers de diferentes áreas, onde os alunos pudessem aprender de outro modo, acompanhados por professores. Espaços abertos e apetrechados baseados no trabalho em equipa, onde os alunos passariam tempo fazendo e aprendendo.
Estou saturada do plano tecnológico! Saturada da propaganda, do que há-de vir, (se vier) do discurso de grandeza num País onde a Educação ainda não é uma prioridade séria. É mais um motivo de propaganda política.
Como encaminhar estes alunos? Com que meios? Com que recursos (físicos e humanos)?
Que escrevo no CEI que seja exequível, que proporcione aprendizagens efectivas e que não seja só mais um documento que não faça a diferença na vida do T.? Os recursos fora da Escola estão super lotados, faltam seis meses para acabar o ano lectivo e este tempo pode fazer a diferença.
Integração! Concordo plenamente. Mas são preciso meios, formação, espaços, para que não seja sinónimo de ir andando, mas sim de transformação da vida destes jovens fazendo-os acreditar (na verdade) que há um espaço para eles neste País.

2 comentários:

Andreia Gomes disse...

Peço desculpa mas nao posso evitar a correçao. Um CEI é uma medida do decreto de lei 3/2008 que abrange NEE's de carácter permanente e nunca crianças com DA's. Mesmo sendo uma medida destinada apenas a NEE's, é uma medida extrema e só deverá ser aplicada no caso de as restantes medidas contempladas no edcrteo de lei, nao surtirem nenhum tipo de efeito. Penso que seria util perceber o que é uma DA e um NEE.

Eulália Tadeu disse...

Andreia
Obrigada pela sua explicação e por estar atenta. Infelizmente é mesmo CEI mas mal explicado pela minha parte. São mesmo NEE´s de carácter permanente. Quando me queixei aqui no blog, não havia, fora da escola, nenhum recurso disponível mas neste momento, já existe e o aluno foi encaminhado estando dois dias por semana fora da escola.