segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dirigir uma turma



Este ano tenho uma direcção de turma algo complicada devido ao número elevado de alunos com problemas de aprendizagem e emocionais, alguns já diagnosticados. É sem dúvida um grande desafio, levar estes meninos a bom porto quando tudo parece contra eles. Tenho contado com uma óptima equipa que, trabalhando em sintonia, vai fazendo a diferença.
O SPO, na pessoa da nossa Psicóloga tem feito um trabalho fabuloso no acompanhamento diário destas crianças. Sempre atenta, sempre com uma grande dose de humanidade e de humildade vai trabalhando afectos e tentando encaminhar o que para nós, por vezes, já nos parece perdido. A Educação Especial tem feito tudo para estar com estes alunos dando apoio individual e indo de encontro às suas dificuldades. Já temos um aluno na vertente despiste vocacional. Ele está feliz com a área escolhida e pode, finalmente, ver luz no seu futuro. Tenho trabalhado e aprendido muito com esta equipa que não cruza os braços e nos recebe sempre com um sorriso. São muitos os papeis mas temos de ver para além deles.
Dentro da Escola há recursos que,, muitas vezes, nos passam ao lado.É preciso conhecer os alunos e saber quais as actividades que fazem a diferença para cada um deles. O meu aluno agricultor, depois de uma entrevista com os pais, passa a sua hora de almoço limpando e trabalhando a terra dos jardins. Era o que ele queria fazer e fui sempre adiando com medo que lhe acontecesse alguma coisa. Está feliz. Os outros passam e estranham mas ele não se importa. Já lhe disse que tinha ficado muito orgulhosa com a atitude dele de não se importar com os comentários de quem passa e não entende. Depois de almoço é vê-lo feliz de enxada ao ombro a caminho dos jardins!
Quase todos os alunos frequentam uma modalidade do desporto escolar. Os pais resistiram pelo facto de terem de ficar mais tempo na escola e terem de chegar a casa mais tarde. Na última reunião, planeámos as estratégias: Vão à natação e depois seguem para a novíssima Biblioteca Municipal para fazerem os trabalhos de casa e estudarem. Só vão para a paragem quando o autocarro estiver quase a partir. Assim não perdem tempo, estão acompanhados e podem usufruir de um espaço de muita qualidade com técnicos que os podem ajudar nas suas pesquisas. Muitos dos pais nem conheciam as instalações. Hoje encontrei o pai do B. que ia assistir à aula de natação do filho e em seguida ia com ele à biblioteca para o apresentar aos responsáveis.
Dá muito trabalho ser DT (como eles nme chamam) mas é um prazer ver este miudos contentes, a progredirem e a adquirirem competências de diversa índole.

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