segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Reorganizar a família


Parece estranho este título mas é o que eu sinto desde que ficámos sozinhos e os filhos foram viver para Lisboa. Há necessidade de começar a fazer tudo de outro modo. A rotina altera-se completamente e, de repente sem se saber como, volta-se aos tempos em que não havia filhos mas nós já não somos os mesmos. Fomos crescendo juntos e vendo a vida de outro modo.
Foram três meses de aprendizagens muito importantes: Encontrar novos equilibrios, ver os filhos de um outro modo, mais responsáveis e mais independentes com o seu percurso de vida para concretizar. Foi preciso encontrar um novo sentido para o dia a dia e voltar a procurar a emoção infantil de estarmos juntos.
A teoria fala do "Síndrome do ninho vazio" e é mesmo assim como se diz e como se sente.

3 comentários:

Fantasia Musical disse...

A minha filha mais velha foi agora para Lisboa. Uma vez que à mais nova ainda faltam uns anitos para que tal se repita, acabamos por não sentir bem essa angústia. Mas já a antecipo... O silêncio instalou-se cá por casa (a minha filha mais nova é muito sossegada, ao contrário da mais velha). No outro dia, por causa de uma festa, ficámos um serão sozinhos. Fomos jantar fora, conversámos e, quando demos conta, estávamos a falar sobre as filhas e a telefonar-lhes. Parece incrível mas, de facto, a nossa vida gira à sua volta. E depois... que fazer?

Eulália Tadeu disse...

É mesmo tentar reorganizar a família. Por outras palavras, assumir novas prioridades. É tempo de olhar para dentro e ver o que realmente é importante para nós. Eles estão entretidos com os seus amigos, os seus cursos, os seus projectos. Nós ficámos de fora, porque não cabemos nesse mundo que eles criaram longe. É tempo de inventar novas rotinas. 4ª feira é dia de jantar fora!

Fantasia Musical disse...

LOL! Tal como quando elas eram miúdas tinham o dia dos disparates! :D
Mas é uma boa sugestão...