sábado, 18 de abril de 2009

18 de Abril -Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
















Tarde de chuva para iniciar uma visita guiada, por António Nunes Monteiro, à Vila Romana de Cardílio, seguida da conferência “Villa Cardilio: 1983-1994 – Património Romano – Que Futuro?” na Biblioteca Municipal.
Nas visitas guiadas, aprende-se sempre imenso e vêem-se as coisas e os factos pelos olhos de quem sabe. Já lá tinha ido imensas vezes mas, deste modo, fez a diferença. O que nos parecia deixa de ser assim para olharmos de uma forma mais relativa, mais abrangente e também mais científica.
De cada vez que lá vou, faz-me imensa impressão um tijolo da época romana que tem marcado a mão de quem tinha a responsabilidade de ver se o barro estava cozido! (penso eu!)Parece-me irreal aquela marca de dedos, na sua labuta diária, transportada para a história. A quem pertenceriam? Lá estão no chão da entrada, para lembrar a todos as diferentes formas de ser imortal!

3 comentários:

Mourisco e Ramalhete disse...

Boa noite,
Venho por este meio pedir-lhe para partilhar outras fotos de Villa Cardilio (18 Abril), no sítio e/ou biblioteca, que eventualmente possa ter para além daquelas que aqui divulga, para publicação num jornal regional do concelho. Caso não se importe, podia enviá-las para "anfinulo@portugalmail.com"?
Agradecemos antecipadamente a sua colaboração.
André Lopes

Eulália Tadeu disse...

Boa noite
Gostaria imenso de poder ajudar e tinha muito mais fotos do evento! Apaguei-as ontem por necessidade de ter memória na máquina para outro evento. Como achei que poderia ir lá outra vez fotografar, escolhi estas para apagar! Se quiser, pode utilizar as que estão no blogue.
Eulália Tadeu

Mourisco e Ramalhete disse...

entretanto, o museu Carlos Reis arranjou-nos umas fotografias com as imagens que desejávamos. Obrigado na mesma, cumprimentos.
André Lopes
Leia "o riachense"!