sábado, 25 de abril de 2009

Amizades que perduram













Durante 10 anos, fui coordenadora da Biblioteca Escolar. Foi um trabalho de que gostei imenso e me deu muitos momentos de alegria. Parti, quase do nada, para uma biblioteca muito bem equipada que é um pólo dinamizador de aprendizagens. É claro que não o consegui sozinha. Nunca se consegue nada sozinha! O problema, é que muitas vezes, por conveniências pessoais e também, no meu entender, por falta de segurança e de auto-estima, se escondem do público as ajudas para sobressair só e unicamente o "chefe".
Para além da equipa de professores que mudava quase todos os anos tive, em alguns desses anos, a enorme vantagem de trabalhar com duas pessoas dedicadas, inteligentes, responsáveis e amigas: A D. Maria João e a D. Odete. Foram umas funcionárias de Biblioteca excepcionais que trabalharam sempre ao meu lado sem olhar a horários e interessadas em aprender e em progredir.
Depois, o tempo e outros factores menos visíveis e menos nobres, quiseram afastar a equipa.
Encontramo-nos pela escola, cada uma nas suas actuais funções, mas ficou sempre uma amizade sólida e cooperativa. Este ramo de rosas é do quintal da D. Odete que mo ofereceu ontem para alegrar os meus dias cinzentos. Ela sabe, porque me conhece bem, que estou a precisar de mimos!

Nenhum comentário: