sábado, 18 de abril de 2009

Talentos





14.30H -Auditório da Biblioteca Municipal.
Uma turma dramatiza o conto " A história da pequena estrela" de Rosário Alçada Araújo, presente na sala.
A turma não é uma qualquer. O ano passado, iniciou o seu percurso na escola com um diagnóstico algo pesado. A directora de turma pegou naqueles meninos e, pouco a pouco, trabalhou as suas almas meticulosamente. Foi vê-los amadurecer, amainar os seus desacertos e transformarem-se em meninos dóceis e colaborantes. Sou professora de um grupo de alunos desta turma, nas aulas de apoio de Matemática e, embora com dificuldades cognitivas, têm uma postura adulta e de compreensão que foram aprendendo conjuntamente com os números e as letras.
Emocionei-me ao vê-los representar! Estava ali o papel da Escola na construção dos Homens do futuro. Nunca se enganaram, as suas marcações em palco eram perfeitas e era visível a ajuda que todos davam para que o resultado final fosse o que foi.
Ali estavam patentes, o trabalho árduo, o esforço, a tenacidade, a motivação, o trabalho em equipa e também ... a alegria.
Isto foi o visível.
Invisível, mas não menos importante, estavam as horas de dedicação de uma directora de turma que acredita que é através do afecto, do esforço, da atenção constante, que se faz a diferença e as capacidades dos alunos que acreditaram nela e, numa relação de perfeita dedicação, se deixaram moldar.

Nenhum comentário: