quarta-feira, 29 de abril de 2009

E por falar em Homens inteligentes...


Crónica de Nuno Lobo Antunes na revista LUX :
"A autoridade dos pais, exercida com constância, coerência e sentido de proporção, é factor essencial para que a criança se sinta segura. Ela necessita de conhecer as regras, de ter claros os seus limites".
Vem de encontro ao que afirma o pediatra Aldo Naouri,numa entrevista ao jornal Público. Depois de uma vida a ver crianças concluiu que o exercício da autoridade na educação dos filhos é o factor mais importante para que a sociedade não seja constituída por indivíduos que estão centrados sobre si próprios, para os quais as regras e os outros não interessam.
É este tipo de mensagens que a Escola também tem o dever de passar aos Pais. Em sessões conjuntas ou, particularmente quando o caso o exija, a formação dos pais como educadores vem facilitar o trabalho da escola e, por outro lado, fazer com que não se roube tempo útil de aprendizagem. Há a tendência actual de confundir sucesso educativo com bons resultados escolares. Desde que tenha "boas notas" está tudo bem! Puro engano!! Muitas vezes, é mesmo neste grupo de pequenos ditadores, convencidos, mimados e reforçados positivamente em todos os seus comportamentos que se tem de actuar junto dos pais e, em conversa franca, tentar modificar o seu padrão educativo. Também há crianças que além de terem excelentes notas são de uma perfeição ética emociante. Eu tenho, este ano, algumas alunas assim!
Diz Aldo Naouri que os pais excelentes não existem. Todos os pais têm defeitos, os maus são os que acham que a criança tem direito a tudo.
E como termina Nuno Lobo Antunes :
"A noção de que existem consequências previsíveis para as acções (...) é inescapável, se não queremos assistir, nas gerações futuras ao espectáculo actual e absolutamente deplorável, em que figuras de autoridade a perdem, pela manifestação pública da ausência de valores e de princípios. Coitados, não os souberam educar..."

Nenhum comentário: