Ontem, perante um aluno que tinha respondido mal ao professor:
O J. respondeu-me "Vá pentear macacos"
Não foi nada disso que eu disse. Foi "Vá passear macacos"
Os alunos, tendem, por educação familiar, a desculparem constantemente as suas falhas, num exercício cansativo e que não leva a lado nenhum. Quanto mais grave é a infracção maior e melhor é a desculpa. Considero que o assumir a culpa funciona como uma tomada de conta de si e do que tem de emendar no seu comportamento e é o primeiro passo para a modificação desse comportamento. Cabe aos adultos levá-los a assumir e a pedir desculpa, a não deixar que eles façam isso constantemente, para que se tornem adultos responsáveis e com capacidade de reflectir sobre os seus actos para os poder alterar.
Se a escola e a família não deixarem que estes comportamentos desculpabilizantes aconteçam constantemente enquanto o jovem cresce, tenho para mim, que fará a diferença no comportamento da sociedade.
O J. respondeu-me "Vá pentear macacos"
Não foi nada disso que eu disse. Foi "Vá passear macacos"
Os alunos, tendem, por educação familiar, a desculparem constantemente as suas falhas, num exercício cansativo e que não leva a lado nenhum. Quanto mais grave é a infracção maior e melhor é a desculpa. Considero que o assumir a culpa funciona como uma tomada de conta de si e do que tem de emendar no seu comportamento e é o primeiro passo para a modificação desse comportamento. Cabe aos adultos levá-los a assumir e a pedir desculpa, a não deixar que eles façam isso constantemente, para que se tornem adultos responsáveis e com capacidade de reflectir sobre os seus actos para os poder alterar.
Se a escola e a família não deixarem que estes comportamentos desculpabilizantes aconteçam constantemente enquanto o jovem cresce, tenho para mim, que fará a diferença no comportamento da sociedade.
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