sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O que é que aprendeste este ano?


Parece fácil a resposta, não?
A ideia foi retirada de outro blogue mas tão importante que partilho a minha resposta:
Aprendi o sofrimento que traz o sentimento de  ingratidão. Sofre-se muito mas no fundo do túnel há sempre a luz de Deus a mostrar o caminho mais certo. Não o melhor, mas o mais certo para cada momento.
Aprendi a paciência e a noção exacta de que a vida nunca é como a sonhámos. Os sonhos vão mudando, encolhendo,  transformando as nossas vidas de outros modos que não o pretendido.
Aprendi que a vida muda de um momento para o outro como se de um milagre se tratasse. Hoje é assim mas amanhã pode ser totalmente diferente. Há que aproveitar as oportunidades.
Aprendi com muita alegria que tinha um papel importante no caminhar da minha neta, no transmitir das histórias, na continuidade do que somos como família.
Aprendi e senti a emoção sempre que a minha neta me demonstra que gosta de mim. Este amor totalmente novo transporta-me para outro estádio que não conhecia.
Aprendi  a dar mais valor ao tempo que passa. Acrescentei aos dias uma certa pressa em viver e conhecer porque, de repente, percebi que não tenho todo o tempo do mundo.
Aprendi a pensar mais em mim e nas minhas necessidades. 
Aprendi que cultivar as amizades é uma prioridade e dizer muitas vezes "gosto de ti" é um modo de fazer florescer o que está plantado há muito tempo.
Aprendi  que temos de dizer mais vezes aos nossos entes queridos que gostamos muito deles e dar-lhes muitos abraços. Parece que não é necessário mas é.

Depois há ainda umas habilidades e pensamentos que me perturbam e que ando a treinar e  que ainda não consegui aprender:
Ser como a Maria  da história que conta Jesus Cristo que se senta calmamente a ouvi-Lo e não como a Marta que cuida de tudo, organiza tudo, recebe os convidados e ainda ouve - " Maria escolheu a melhor parte...". Lá chegarei!
Ter consciência total daquilo que sou e daquilo que valho.
Não me importar absolutamente nada com o que pensam ou dizem da minha pessoa. Trabalho este assunto todos os dias mas ainda me dói de vez em quando.


Nenhum comentário: