quinta-feira, 22 de março de 2018

Coisas que não me saem da cabeça


Há dois dias que ando com esta canção na cabeça e me aparece do nada logo pela manhã:

Na serra ou no jardim vou plantar uma semente
Olaré sim, sim, senhor ambiente...

Este era o princípio de uma grande canção ambiental criada há muitos anos atrás por uma colega de Educação musical. Por esses anos eu orientava o estágio de uma colega, a Margarida, uma docente super especial, super organizada, super inteligente com quem aprendi muito. 
A Margarida tinha uma direção de turma e fez com os alunos um projecto multidisciplinar que envolveu todos, trouxe parceiros à escola para falarem e discutirem temas ambientais e o culminar foi uma caminhada à serra D'Aire com todos os alunos e professores para podermos observar a flora local tão rica  e única como as orquídeas selvagens já floridas naquela Primavera.
Talvez por se falar tanto em transversalidade, em flexibilização, em assuntos que mesmo sendo transmitidos por palavras novas só representam uma leve névoa do que já se fez nas escolas há muitos anos atrás, ando farta de novas ideias de mentes iluminadas que nunca viveram o dia a dia das escolas  e de novas reformas.
Esta canção faz-me ver os alunos, agora de certeza já homens e mulheres deste país, a lembrarem-se do que representou para eles aquele projecto liderado por uma professora inteligente que soube cultivar neles as competências ambientais em falta. 
Não me sinto ainda qual velho do Restelo! Só um pouco cansada de tanta mudança que não o chega a ser! De tanta ignorância do que é uma escola e do quão difícil é educar jovens nos tempos que correm a maioria das vezes bloqueados emocionalmente pelo que se passa fora dos muros da escola. 
É necessário muito bom senso, uma mão cheia de capacidades interpessoais, uma boa dose de psicologia mas, acima de tudo, uma humanidade que nos permita ver a pessoa por detrás de cada acto de rebeldia, de respostas tortas, de caras fechadas e transportá-la meigamente para um lugar seguro onde possa desenvolver todas as suas capacidades em segurança.
Reformas? Alterações? Flexibilidade? Palavras vãs quando não acompanhadas pela inteligência e argúcia de quem os conduz através dos anos mais importantes das suas vidas.
Margarida: tenho saudades tuas, do teu profissionalismo e do teu sorriso lindo que antecipou a transversalidade e abraçou a ideia de ensinar integralmente os meninos que tinhas na Tua frente. Nessa altura ainda não conhecias, com toda a certeza o chavão "emagrecimento do currículo" e outros que tais que fazem perder tempo mas não acrescentam nada, Mesmo sem eles, como tantos outros docentes, deste o teu melhor.

Na Serra ou no Jardim vou plantar uma semente...

Nenhum comentário: