quinta-feira, 29 de março de 2018

Lá volto eu lá atrás


A Páscoa  tem momentos mágicos de renovação e de fé que sempre me comovem. Vivi desde pequena as tradições da aldeia, participei nelas e gravaram-se em mim para sempre. 
No dia de amanhã pelas ruas da procissão havia sempre imensas mulheres vestidas de negro em profundo recolhimento que andavam sozinhas rezando. A minha avó ensinou-me a oração e não tendo a certeza se estará toda bem dita  e completa  aqui fica a tradição oral depois de quase 50 anos:

Lá  iremos, lá remos ás portas do paraíso
Abertas as acharemos
as do Inferno, fechadas
parecem almas queimadas.
Nossa senhora que as viu
O seu coração lhe pediu.
Foi para o seu amado Filho:
Ó meu amado Filho
tira as almas do inferno que já lá parecem tanto mal!
Ó minha Senhora Mãe
elas que lá estão algum merecimento terão.
quando eu vim para este mundo
mais meu primo S. João
deixei.lhe os bois e as vacas para lavrarem o pão
o sol para de dia
a lua para de noite
 que queriam elas mais?
Quem esta oração dizer quatro vezes
na sexta feira santa na rua da procissão salvará quatro almas:
a primeira será sua
a segunda de seu pai
a terceira de sua mãe
e a quarta do seu parente mais chegadinho
ámen.

De um inocência tão mágica e tão pueril que me encanta ainda nos dias de hoje!