sábado, 15 de setembro de 2012

Coisas em que acredito





Ontem, numa escola da cidade, realizou-se um concerto.
Podia ser só assim!
Mas há muito mais a dizer. Este concerto foi o culminar de uma semana de estágio musical na escola. Com muito calor, muitas dificuldades a vencer, muito espírito de sacrifício mas um amor à música que tudo venceu.
Jovens que vieram de outros sítios, dormiram no ginásio. Ensaios durante todo o dia e pela noite dentro. Sem subsídios do Estado, ou de um qualquer mecenas. Os vizinhos, admirados pelo som que subia da escola e lhes animava o serão, interrogavam-se.
Ontem, a orquestra da Escola Maria Lamas subiu ao palco para um concerto de início do ano lectivo! Uma das assistentes confidenciou - Até arrepia!
A mim, como educadora, também me arrepiou. Pela qualidade dos músicos, pelos maestros, pelo repertório, pela alegria dos músicos e pelo seu desempenho, pela ideia original de abertura do ano lectivo com um concerto de qualidade e pelo que isso pode trazer a uma escola e ao percurso educativo de quem a frequenta.
Outros arrepios menos bons prenderam-se com as ausências na assistência de figuras importantes nesta coisas da educação neste País. Ah! Mas os vizinhos velhinhos que se interrogaram ao longo da semana, desceram à rua, seguiram o som e estavam lá! E a música serve para isto mesmo! E gostaram! Muito! Como alguns deles diziam no final, descendo a rua com alguma dificuldade - Valeu a pena sair de casa!
E se alguém tivesse caído de um espaldar, um jovem tivesse atirado um tiro contra uma parede, ou um outro se resolvesse barricar numa sala de aula, com toda a certeza todos acorreriam!
Há muito a fazer por este País!
Bom fim de semana!



Nenhum comentário: