domingo, 9 de setembro de 2012

Reflexão no final de Domingo


Uma coisa que me enerva imenso? O miúdo do "É sexta feira..."! Nem uma palavrinha quanto à alegria de ter livros novos onde poderá aprender imensas coisas. Nem uma palavrinha quanto à alegria de encontrar novos amigos e poderem conviver neste próximo ano! Não!
O miúdo "herói", passeia-se pelos corredores, sozinho, alegre, convencido, cheio de material que provoca inveja aos outros qual molhada encostada aos cacifos para que o tal, o que comprou o material novo e giro, (logo, mais rico) possa passar sem incómodo. As miúdas olham-no com admiração!!! Será pelos cadernos novos?? Ou será pela borracha??
E assim se passa uma ideia a todo o país! Uma ideia de futilidade ligada ao voltar à escola, aos livros e à aprendizagem. Uma ideia de escola pouco democrática onde os alunos são admirados pelo que têm e não pelo que são ( muito mais difícil acredito)!
E por que razão me enerva tanto? Porque uma parte do meu trabalho e do meu dia é passado a combater estas ideias fúteis de escola, a separar brigas que começam por isto mesmo, a educar para o consumo pais e filhos, a demonstrar o papel da escola na construção de adultos menos dependentes do consumismo e mais interessados em fazerem a diferença na sociedade pelo que são e não pelo que têm.

Nenhum comentário: