sábado, 8 de abril de 2017

O que sabes fazer?


Tanta coisa, espraiada por todos os anos e épocas da minha vida. Sei plantar e cuidar de todos os vegetais, sei plantar e cuidar da erva, sei plantar batatas, sei lavrar um campo, apanhar e secar feijões, plantar couves, apanhar toupeiras que estragam as hortas e regar, ao fim do dia, tudo o que necessita de água. Sei ver-me livre das lesmas que comem as folhas tenras. Sei plantar árvores. Sei cuidar de animais domésticos, lavar roupa no tanque mais mil e um truques para todos os azares domésticos. Sei encerar um chão de tábua corrida e deixá-lo a brilhar. Sei cozinhar pratos típicos e outros mais gourmets. Sei deitar fogo a um forno de lenha, limpá-lo e tomar-lhe o pulso para saber se está pronto para cozer pão. Sei fazer pão. Sei fazer enchidos, marmelada em tacho de cobre e outras compotas. Sei tricotar, costurar, bordar e fazer renda. Sei fazer casas nas almofadas com perfeição. Sei fazer sacos em macramé.
Sei muitas dicas de maquilhagem, modos de fazer as coisas parecerem melhores e não me importo de as partilhar. Sei o que me fica bem e o que não posso usar. Em todas as primaveras sei as tendências a seguir.
Sei ouvir e aconselhar. Sei as regras de etiqueta em ambientes sociais mais formais, sei  quais as conversas a continuar e as que há que acabar a qualquer custo. 
Sei coordenar grupos, gerir reuniões e motivar pessoas. Sei  sobre educação, ambientes educativos inovadores e novos cenários de aprendizagem.  Sei ser simpática para quem me merece e sei ser muito sarcástica  para quem me apetece.
Isto tudo para explicar que ao longo das nossas vidas e das nossas circunstâncias temos imenso tempo para aprender inúmeras coisas. Do meu percurso  constam tempos de aldeia, tempos de cidade grande e tempos de amadurecimento em cidade mais pequena. Em todos estes cantos em que vivi aprendi imenso e guardei comigo. Tenho orgulho de todas as minhas competências. Tenho orgulho em saber tanto de agricultura porque isso me lembra a minha avó e a paciência infinita que ela tinha comigo para me ensinar tanta coisa. Já não as utilizo, é certo, mas gosto de pensar que, se fosse necessário, poderia começar do zero uma horta com todos os legumes porque aprendi bem cedo como se fazia. 
Penso que devemos ter orgulho por tudo  o que somos e sabemos porque isso é o resultado do carinho e da atenção das  pessoas que  nos ensinaram, com todo o amor do mundo, tudo o que sabiam  e queriam perpetuar.

Nenhum comentário: