segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dias de mães


Que melhor homenagem às mulheres que me moldaram que esta soberba foto?
Tem a idade da minha irmã mais velha. Pelo traje devia ser o baptizado dela. A primeira filha! O começo da nossa família nuclear.
 Ao colo da minha mãe que me lembra tanto o meu filho mais novo! Tão nova e bonita a minha mãe! Tantas saudades dela assim! Logo ao lado, querida avó Glória que me ensinou tanta coisa,  me deu tanto mimo, tanta atenção e tanto amor que seria impossível não me emocionar quando penso nela. Vejo muitas coisas dela na minha sobrinha e sempre que o vejo me emociona. Mulher inteligente que soube levar  a vida difícil de uma forma leve. Pelo menos foi o que quis que ficasse dela e conseguiu.
À esquerda, a bisavó Rita que eu não cheguei a conhecer. Morreu na véspera de Natal e eu nasci no Fevereiro seguinte. Diziam dela ser uma óptima pessoa, muito atenta e meiga e o abraço que dá à nora demonstra isso mesmo. Deram-se sempre muito bem e estiveram sempre muito próximas.
O que me emociona nesta foto?  A projecção das mulheres da família no novo ser, a proximidade entre elas, esta família alargada que todos incorporava e a todos amava de igual modo.  
O olhar atento e maternal de todas elas para o bebé que sabem ser responsabilidade de todas criarem e amarem. 
As mulheres são mesmo especiais. As da minha família são autênticas heroínas! Perdoem a imodéstia!

Nenhum comentário: