quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Então e a mudança?


Perguntava-me uma amiga há pouco tempo sobre o meu regresso à escola nova depois de 5 anos de ausência.
Com um sorriso cómico respondi:
-Os alunos estão na mesma! Gosto de dar aulas, de estar com eles, de preparar as aulas. Gostei muito de os rever. Outros alunos mas a mesma força de viver. Mas a burocracia instalada nestes últimos tempos fez-me nadar em seco nestes primeiros tempos! Tanta password, tanto procedimento novo, tantas regras que não existiam fizeram com que me sentisse  uma estrangeira em terreno minado. Valeram-me as ajudas rápidas e preciosas dos amigos e o bloco de notas do telemóvel. 
este último teve outras desvantagens. Esquecer o dito em casa é sinónimo de não conseguir fazer nada porque não tenho as mil e uma passwords necessárias. Até para entar no gmail o necessito!
E mais a chave nova do cacifo e a chave para abrir as portas e os sumários digitais e aqueles que andam trocados e ainda não estão bem e os materiais dos laboratórios que mudaram de sítio e tantos fósseis que havia e agora não sei onde estão e as salas de informática novas que é necessário explorar sozinha para depois poder levar os alunos e o programa informático dos alunos que mudou e a organização dos documentos da direção de turma que também está diferente e tantas mas tantas tarefas relacionadas com papeis para arquivar de seguida, que as primeiras semanas têm sido passadas com terrores noturnos de me esquecer de algo realmente importante enquanto me entretenho com tudo o que tem de ser feito.

Nenhum comentário: