As viagens são sempre um óptimo modo de ver novas coisas e aprender novas realidades. Em 2012 tive a oportunidade de participar num projecto escolar que me levou a uma pequena cidade na Roménia e a uma escola que ainda hoje me lembra. A cidade (Targu Jiu) fica a sul da floresta da Transilvânia e a escola era constituída por um prédio onde decorriam as aulas e outro destinado a dormitório dos alunos que pertenciam à montanha e que ali viviam só visitando a família aos fins de semana.
Recordo, com alguma tristeza, os olhos sem brilho destes alunos em plena adolescência vivendo em instalações sem conforto que seriam extremamente frias no Inverno rigoroso. Tudo para que pudessem tirar um curso que lhes permitisse melhorar a vida.
As aulas decorriam de forma ordenada mas imperava uma certa tristeza que começava pelo semblante dos professores. Ali, até o livro de ponto, com dimensões fora do comum, era preto!!
Os serviços administrativos resumiam-se a duas senhoras sentadas num exíguo espaço que resolveriam todos os problemas que iam aparecendo.
Lembro-me muitas vezes destes alunos, desta escola, destes colegas lá de longe, tão mal pagos e tão explorados. O mal dos outros não é conforto mas ajuda na minha motivação perante todas as condições que temos nas escolas hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário