sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Sobre a jornada para um corpo mais saudável - algumas reflexões

 


Algumas dicas:

- A primeira semana é a pior. O corpo pede açúcar e o dizer-lhe não é mal aceite. É necessário enganá-lo com fruta embora não exagerando. Duas peças de fruta por dia que este ano tudo está super doce.

- Programar as refeições com antecedência evitando chegar à hora das refeições sem nada saudável para matar a fome. Costumo cozinhar os legumes de véspera e deixá~los num recipiente de vidro no frigorífico. Quando a fome chega é só necessário acrescentar a proteína. 

- Cozo normalmente 8 ou 9 maçãs com água e canela que deixo no frio. Pela tarde dentro, há sempre 4 pedaços saciantes à minha espera que sabem muito bem.

-Os iogurtes não são todos iguais. Há alguns que são autênticas bombas calóricas. Escolher muito bem os que dizem zero açúcar e zero gordura. 

-O café da manhã passou a um grande copo de água com muito pouco leite e café solúvel e a metade de um pão geralmente sem nada dentro. 

-Ir para a cama com um pouco de fome não nos mata. Não me faz diferença.

-Quando me apetece algo mais saboroso faço uma omelete com dois ovos, e muitos legumes em frigideira  antiaderente com pouca gordura.

-Existe sempre sopa no frigorífico e é essencial que tenha bom paladar para não ser sacrifício. Se não gosto de algum ingrediente (nabo) não o coloco.  As ervas aromáticas são boas aliadas. Sopa de feijão verde com segurelha fica divinal. Uma boa sopa de peixe como prato principal não é vedada.

-Tenho feito todos os dias meia hora de aeróbica com vídeos do youtube. Guardei e sigo sempre os mesmos. Sinto-me melhor quando já sei as coreografias e a sequência dos exercícios. Deixa-me muito bem disposta e o facto de me sentir dorida significa que faz mais por mim do que a caminhada. 

Para me motivar resulta ter um camiseiro que me estivesse apertado e que de dois em dois dias experimento. Não há maior alegria que senti-lo a ficar largo.

E é isto. Por agora!


Nenhum comentário: