sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Reflexões


Foi muito tempo fora dos muros da escola! Estivémos separados fisicamente mito tempo. Adaptámos as estratégias, inventámos novos modos de chegar a eles, estudámos e aprendemos muito e, no final do ano, parecia a cada um de nós que tinha atingido os objectivos. As férias serviram para desconectar e sentirmos que havia vida ao ar livre, que o som do mar ainda lá estava e que o sol a bater na pele tinha um poder curativo fantástico.

E eis que chega Setembro. Os números da pandemia começam a crescer, as videoconferências regressam em grande e em diálogos à distância começo a perceber-me que o pormenor é o mais importante neste regresso. As aulas como eram ainda não estão para chegar e talvez nunca mais cheguem. É necessário pensar novos gestos, novas abordagens, novos pormenores que farão a diferença. Nada de ajuntamentos, nada de contacto ou aproximação. O simples gesto de recolher uma folha de papel das mãos de um aluno é vedado. O dispensador de gel faz de barreira entre o quadro e o aluno e a desinfecção será a palavra de ordem. 

Vai ser muito difícil pensar antes de  me aproximar de uma mesa para tirar uma dúvida, ou apenas fazer sentir a minha presença, tantas vezes dissuasora de comportamentos menos próprios  numa sala de aula. Tenho tão interiorizados estes gestos que receio não ser capaz de os coarctar nos próximos dias.

Se tenho medo de ficar doente? Muito!

Muita calma neste regresso.

Nenhum comentário: