terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Amor sem hora

 



Fomos só as duas dar uma volta pela natureza. Porque ela quis e eu também. Falei dos líquenes nos troncos dos carvalhos e de como davam beleza à paisagem. Olhámos as diferentes variedades e, como professora de Ciências, não podia deixar de fora as minhas histórias. Os líquenes indicam o grau de poluição dos locais. Quando há muitos isso quer dizer que não há poluição, como ali naqueles montes junto ao Côa.  São uma associação entre  uma alga e um fungo!

 Mas avó, aqui não há mar para haver algas!!

 Pois não, mas estes seres necessitam deste tipo de algas para viverem. 

Posso levar alguns para a escola para explicar e mostrar?

Claro que sim!

Então avó guarda no teu bolso para não se estragarem. É giro isto dos líquenes, não é avó?

Claro que sim. Assim como a história de amor contigo que me enternece até às lágrimas. O teu riso enche-me a alma e a tua vozinha faz voar borboletas no ar puro da serra. Foste a primeira, aquela que me ensinou este amor diferente que perdura no tempo e se foi estendendo a todas as queridas netas. E preciso tanto  destes amores na minha vida!

Nenhum comentário: