segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Encontros bons

 


Ao sair da frutaria, encontrei uma antiga colega e amiga há muito na reforma. Costumamos ficar a conversar e hoje não foi excepção. Recorda-me outros tempos da escola pública onde a aprendizagem efectiva era muito importante e a disciplina também. As conversas da sala de professores eram produtivas, havia um verdadeiro espírito de entreajuda e, normalmente, versavam temas pedagógicos e didácticos de grande importância. O que eu, professora com vinte e muitos anos aprendi com estas queridas colegas! Eram exigentes, não se importavam de dizer que estava mal, mas davam dicas para que ficasse melhor. Tinham sempre um sorriso nos lábios e já assumiam, muitas das vezes, o papel da família que a crise não é tão recente como parece. 

Continua com a mesma doçura, o mesmo sorriso, o mesmo saber ser e estar de antigamente.

Acabei a conversa com um " fazes muita falta aos meus dias"! É tão verdade!

Agora ninguém conversa, presos aos computadores, às tarefas burocráticas que, a maioria das vezes, não acrescentam nada. Não há transmissão de experiências, não há piadas, não há histórias boas de sucesso para partilhar. Quando há espaço, aparece unicamente o lamento.

Tenho saudades da outra Escola! Daquela que os meus antigos alunos, agora pais dos meus actuais alunos pensam que ainda existe quando, na recepção do início do ano, me entregam os seus filhos! Eu tento dizer que sim mas não acredito.

Nenhum comentário: