sexta-feira, 28 de setembro de 2018

3 treinos


Feitos inteirinhos a suar que nem uma búfala!!
Depois desta primeira semana ainda continuo a acordar muito cedo,  cheia de pensamentos negativos e raivas antigas (e outras mais recentes!). Nunca me queixei de um horário entregue. Não é este ano que vou quebrar a rega! É de boa educação   e se é assim aceita-se assim!
Depois, com o avançar da manhã e com o contacto com os miúdos e com os problemas reais que tenho de enfrentar tudo vai esfriando!
Disse problemas reais porque, neste momento, o mais frustante na escola actual é a quantidade de trabalho que eu sei que não leva a lado nenhum, é só mais do mesmo com uma roupagem nova feita por quem   nunca esteve à frente de uma turma. Tanto papel sem interesse que ainda ninguém ensaiou mas terá que se fazer, tanta interacção sem eco nos alunos, tantas plataformas, tantas regras, tantos emails, tanta flexibilidade (seja lá isso o que for ou o que querem que seja!)  que só já à noite me sento para pensar com calma como vou fazer aprender este ou aquele conteúdo aos meus alunos.  Só já noite dentro me preocupo com as estratégias mais adequadas para acabar com a indisciplina e colocar os meus alunos a procurarem com eficácia o conhecimento e  a apoderarem-se dele.
E quando penso a sério nestas "reformas" agora quase anuais vem-me sempre à cabeça a história infantil - O rei vai nu!
Vamos ver por quanto tempo! Talvez o tempo suficiente para que os promotores desta mudança alcancem, por mérito (ruído, barulho) os cargos pelos quais anseiam!

Nenhum comentário: