quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Hoje decidi guardar o serão para mim


Depois de passar quase todos a realizar tarefas que na minha mente são inúteis. 
Continuo a acreditar a 100% na Escola Pública. Continuo a considerar que há muito a fazer. 
O problema é que sinto que estamos no caminho errado. 
Falta método e organização, falta formação, falta foco no essencial, no que realmente é inexistente no curriculo dos alunos que saem para outros voos no final da escolaridade obrigatória. Vão preparados para o que os espera?
Será que a escola atual está a dar aos alunos as competências que eles necessitam? Não! De todo!
Falta o treino da oralidade, a apresentação de ideias, o debate sério, o questionar, o  demonstrar dos seus pontos de vista. Falta o treino de uma escrita lúcida e clara. Quantas e quantas escolas por esses países fora têm clubes de escrita criativa e de leitura cheios de alunos ávidos de saber? 
Falta o treino do trabalho em equipa seguindo as regras e aprendendo o método, falta esse mesmo tipo de trabalho em todas as disciplinas explicitando o como e o porquê. 
Falta a "arte da escutatória" porque só ouvindo conseguimos perceber e entender para podermos de seguida argumentar.
Falta a arte do silêncio. Falta a aprendizagem da construção do conhecimento por parte dos alunos. Falta centrar a aula no aluno onde o professor apenas orquestra o trabalho. Faltam  ferramentas tão importantes como o tempo para o reforço positivo, o tempo para ouvir as suas razões, o espaço para rir com eles, os dias para estar com eles falando da vida, das pessoas e do que os move neste labirinto sinuoso, e por vezes difícil de ultrapassar,  que é a escola actual.
Faltam pais informados e cooperantes que ajudem a função da Escola. 
Perdemos os dias em actividades que pouco acrescentam ao essencial da profissão. Deixamos a noite para os exercícios mais importantes de preparar e organizar o tempo que vamos estar juntos em sala de aula.
Sinto que não andamos cansados. Andamos apenas desiludidos e frustados. 

Nenhum comentário: