Só podem ser as más línguas!!! Ainda estou a trabalhar a lançar notas, aulas dadas e previstas, fazer relatórios de tudo e mais alguma coisa, reunir com as colegas com quem partilho aulas para explicar em texto corrido o que andámos a fazer! A dormir não foi, com toda a certeza. Até já me tinha esquecido de metade das tarefas já cumpridas!!
Este fim de semana avizinha-se monstruoso. Tenho de iniciar uma acta de cerca de 12 páginas onde contarei tudo e mais alguma coisa. Espero ainda os contributos de todos os profissionais que lidaram com os meus alunos mesmo que tenha sido apenas dizer-lhes olá (ou quase)!
Pensem comigo: se uma escola é um organismo vivo, com projectos que oferece aos alunos para que eles participem alegremente e se vão habituando a serem autónomos, organizados, capazes de terem ideias inovadoras, ensaiarem o mundo lá fora, porque carga de água terá isto tudo que ficar registado se faz parte integrante do que é uma escola!? Quem irá ler e para quem terá interesse, a não ser para os pais que já sabem, qual a modalidade do desporto escolar que cada aluno frequenta e o lugar que ocupa? Não será muito mais importante saber que temos um desporto escolar super ativo, que traz para a escola a possibilidade dos jovens praticarem exercício físico, descobrirem modalidades e conviverem?
As reuniões tornaram-se num surfar de ondas acelerado onde já não há tempo para falar seriamente dos problemas dos alunos, embora se continue a insistir em que é necessário que o diretor de turma conheça e valorize o ambiente em que vive cada aluno, e das estratégias possíveis para recuperar os que apresentam maiores dificuldades.
Já não existe calma e ponderação. Tudo é feito a correr porque o tempo urge e ainda é necessário ler as 12 páginas da acta para que nada lá falte, não vão chamar-me para começar tudo de novo.
Dia 11 temos uma reunião geral e no final do dia reuniões com os encarregados de educação para entregar as avaliações.
Na semana seguinte, arrumamos os papéis e tentamos planificar o 3º período com tudo o que implica. Falta ainda acabar uns documentos oficiais que fazem falta. Sexta feira santa é feriado. Boa!
Temos a segunda feira a seguir à Páscoa e voltamos para mais um ciclo.
Feliz Páscoa cheia de burocracia que não nos leva a lado nenhum. Antes pelo contrário: nos desmotiva, nos faz deixar de acreditar e nos faz entrar na sala de aula com menos energia do que a que necessitamos para os alunos de hoje.
Reformas precisam-se mas não esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário