terça-feira, 3 de setembro de 2024

Mudanças nem sempre boas

 


Ontem fui apresentar-me à Escola. Imensas caras novas, e algumas mesmo novas de idade que penso que já foram meus alunos! A nova geração a chegar. O barulho, típico destes dias, estava menor. 

Senti-me, lentamente, surdamente, a desligar-me emocionalmente do momento! A sério, só pensei nisso mais tarde mas este tempo fora da Escola fez muitos estragos. Foi como se saísse de uma  carruagem para, penso eu, nunca mais  entrar!! Pela primeira vez, não me apetecem convívios nem acções de formação.

Antes, estava presente em tudo. Eu sei que algumas vezes porque pensava que tinha de ser! Agora só já me inscrevo no que realmente me interessa. 

Concentro-me em estudar os novos materiais pedagógicos que já tenho junto a mim. Preparar actividades engraçadas e cientificamente interessantes para os meus alunos. 

Dei por mim a pensar que já tenho 41 anos de trabalho, de alunos, de vidas que passaram por mim! Penso que estou a ficar cansada! Sem paciência para assuntos menos interessantes e para tricas e dicas que não levam a lado nenhum. Tendo a colocar-me ao lado e talvez esse seja o motivo para ter vindo para casa mais cedo, pensar na vida e nos acontecimentos. 

Pelo meio, "...então o Eugénio lá se foi! Estava mal, muito mal". Ele foi e nos iremos e é necessário pensar muito bem o que fazer. O ano começa, ele nunca mais estará e a vida continua! É a vida, dirão alguns,  mas custa muito pensar que 41 anos ou ainda mais se resumirão a uma frase de compaixão num início de ano qualquer!



Nenhum comentário: