quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Pais que deseducam os filhos


Os filhos querem e eles, alienados, não permitem. Os filhos querem ser como os outros, fazer as coisas certas, partilhar, correr riscos, aprender,  ter amigos, socializar e lá estão os pais (mais as mães!)  a estragar anos de treino na escola, com as suas ideias mirabolantes do que é educar, com as suas manias de protecção exagerada, com as suas ideias de que o seu filho é único e que, por tal razão, tem de ser diferente, muitas das vezes para pior!
Não são todos, mas começam a aumentar em número estes pais que vivem unicamente o presente, não projectando o futuro de quem hoje protegem em demasia  continuando a  reforçar uma auto estima que, de tão exagerada, nunca cola no cérebro racional dos filhos.
Todos sabemos o que valemos! Todos conhecemos os nossos pontos fortes e os pontos que temos de melhorar. Os nossos alunos também!
 Então, por que razão continuamos a alimentar fantasias na cabeça dos nossos filhos, sacudindo-lhes a culpa de tudo o que está mal em vez de os ajudarmos a crescer, aumentando-lhes o sentido de responsabilidade, a autonomia, o saber ser, o saber viver com os outros, construindo-lhes um castelo interior que seja dificil de derrubar face aos grandes embates da vida?
E sempre que estou em frente de um progenitor destes apetece-me perguntar: PORQUÊ????
Hoje aconteceu-me, mais uma vez!

Nenhum comentário: