sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sobre o reforço positivo na profissão docente


Hoje, à entrada do tribunal onde fui renovar o cartão de cidadão encontrei uma antiga aluna. Diferente, uma linda mulher. Foi ela que me chamou porque eu já não a reconheceria à primeira vista.
Foi minha aluna no 2º ciclo, muito educada e muito tímida.  Acompanhei-lhe parte da adolescência porque havia laços de amizade com a família e, pelo menos ao domingo à saída da missa,  trocávamos algumas frases.
Ali estava ela já mulher. Com ideias próprias, engenheira civil, bonita e decidida. 
E, no meio da conversa ela diz que uma observação minha enquanto professora dela tinha feito toda a diferença no modo como começou a encarar a Matemática e de como modificou a sua postura face à disciplina. E explicou aquilo de que já não me lembrava: A professora disse-me: A Matemática é como uma bola de neve que se começa pequenina e depois  se vai rolando na neve e vai incorporando mais e mais neve até ficar grande. Se estiveres atenta, podes incorporar melhor tudo o que é novo ao que já aprendeste. Diz ela que, a partir daí, começou a estar com  muito mais atenção nas aulas e que só este comportamento fez a diferença.
E ali estava ela: engenheira civil com toda a certeza com uma  "Bola de Neve" Matemática enorme que começou lá atrás por uma observação minha.
Demos um abraço apertado e despedimo-nos com votos e desejos de felicidade. Eu fico feliz com pequenas coisas mas hoje voltei para casa quase a saltitar de alegria. 
A atenção que um professor  tem de  ter com o que  diz, como o diz, nunca esquecendo que para os alunos somos quase sempre modelos a seguir. 
Obrigada C. pela boa tarde que me deste!

Nenhum comentário: