sábado, 15 de junho de 2019

Balanço do ano


Guardo sempre a última aula do ano para fazer um balanço alargado,de tudo o que aconteceu ao longo do ano. 
Nesta turma, dois alunos chamaram a atenção pela positiva a partir do início do segundo período. Alunos desinteressados, barulhentos e até irritantes passaram a ser colaborantes, bem comportados e atentos. Disse-lhes isso mesmo: que a sua mudança de comportamento tinha sido a alavanca para a melhoria do aproveitamento que mantiveram até final do ano.
No final da aula, um deles fica para falar comigo.
-Sabe quando é que eu mudei? Quando a "setoura" me deu um quatro! Aí eu acreditei!
-Eu sabia que sim! Por isso é que o dei mesmo sabendo que poderias não conseguir mantê-lo.
-Mas consegui!
-E para o ano começas com cinco logo no primeiro período!
-Está bem professora. Boas férias.
Bom final de ano com conversas boas. Ser professora é mais isto que outra coisa qualquer chamada como? Flexibilidade? 
Dos neurónios? muscular? do rei que se passeia nu ajudado pela flexibilidade do seu cavalo? 

Nenhum comentário: