Este ano, em trabalhos moderados, tenho imensas horas a acompanhar alunos com muitas dificuldades a Matemática. Entram uns e saem outros mas os problemas são quase sempre os mesmos: uma falta de concentração e de atenção fora do normal, um desinteresse por mudar nem que seja por 50 minutos e uma falta de bases alarmante.
Seis vezes seis?
300? Não distinguem a multiplicação da divisão e sem calculadora ficam completamente perdidos.
Eu consumo-me nestas horas. Podia não o fazer, mas penso ser a minha obrigação. Dou dicas, zango-me quando não me ouvem, parto sempre do mais simples para o mais complicado, ensino-os a tirar notas, a fazer registos e a resolver problemas com técnicas fáceis de colocar em prática. Tento facilitar as suas aquisições em todas estas horas para depois ser mais fácil dentro de aula e diminuírem, deste modo, as suas dificuldades.
A maior inquietude deles? Quanto tempo falta para a aula terminar!
Hei-de chegar lá! Sei que sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário