sábado, 20 de abril de 2024

Coisas boas das cidades pequenas


 Ir ao mercado local pela manhã e comprar legumes do produtor. Mais pequenos, menos vistosos mas muito melhores em sabor. Passar sempre pelo mesma banca de peixe onde há sempre desconto para uns bons robalos  ou douradas de mar que não têm nada a ver com os de viveiro.

A banca dos queijos é a perdição total. Muitos tipos de queijos frescos, requeijões especiais, enchidos alentejanos  que apetece sempre experimentar. 

Há ainda a vantagem do estacionamento. Há  sempre lugar, perto de tudo e mesmo nas grandes superfícies a maioria dos lugares está vazia a certas horas do dia.  Se tenho mesmo de realizar qualquer tarefa, o tempo gasto em deslocações é mínimo e sobra tempo para um café ou uma volta às novidades. 

Antes, nunca considerava estas vantagens. Depois de passar muitos fins de semana em Lisboa e de ter perdido imenso tempo no trânsito e a procurar lugares de estacionamento considero um mimo viver aqui. 

Saí de casa às 11.00h . Fui ao mercado, a dois supermercados e às13.00h estava em casa com as compras da semana todas efectuadas. 

As coisas más prendem-se com a pouca variedade na oferta cultural mas Leiria, Tomar e Santarém  ficam  perto e pode-se aceder a muita coisa. 

Nenhum comentário: