quinta-feira, 20 de junho de 2024

Continuando...

 


Os alunos sabem muito bem quem se importa com eles e quem os respeita. Não é necessário dizer nada. 

Não é necessário deixar de ser a autoridade  dentro da sala de aula. Há que haver um líder e tem de ser o professor. A liderança tem de ser segura e aumentar a confiança dos alunos. Nunca pedir nada que não se pratique. Foi uma dos elogios que uma mãe me fez num final de ano e de que nunca me esqueci: a professora nunca pediu nada a nenhum aluno que não fizesse primeiro. Se se pede a um aluno para ser pontual, o professor tem de ser pontual. Se se pede para entregar os trabalhos dentro do prazo estabelecido, também o professor o tem de fazer e por aí adiante. Nada de complexos de superioridade que não sejam assentes em sabedoria ou em saber estar e fazer. 

Ter tempo para os alunos. Conversar com eles quando ficam para trás nos intervalos.  Há sempre algo importante que querem transmitir. 

Ensinar pormenores mesmo que não estejam nas planificações. Muitas vezes é isto que fica. Tantas e tantas vezes que encontro alunos adultos que me contam histórias que lhes contei e de que já não me lembro! Ficou! Fez diferença. Isso é importante. 

Ensiná-los a falar em público. Dar-lhes regras práticas para um discurso oral sem falhas e que prenda a atenção dos ouvintes. Eles gostam tanto de experimentar e aprender e e verificar que dá certo. No futuro, esta competência ser-lhes-á tão útil!

Ensinar-lhes regras de organização escolar.  Como manter tudo sob controle nas diferentes disciplinas.  O uso do caderno de notas, calendário do telemóvel ou apenas o bloco de notas digital com lembretes. 

Ver em cada um um o potencial que eles não veem e partir sempre de cima. Pouco a pouco, eles percebem que são capazes.  Mesmo que não em todas as áreas do saber, em algumas delas. 

Adoro alunos. Do mais inteligente, super apoiado pela família, até àquele que chega a casa ao final do dia  e não tem ajuda de ninguém. O patamar não é igual. Cabe à Escola diminuir a diferença.

Nenhum comentário: