sexta-feira, 14 de junho de 2024

Educar não é isto

 


Fui tomar  café e encontrei uma aluna, tímida, com um sorriso lindo e com vontade de aprender. Sorri para ela que estava meio escondida atrás da mãe uma senhora muito nova e decidida. 

Dei por mim a elogiar o comportamento e a motivação da filha  e ela a queixar-se que a filha não percebia nada de Matemática e ela também não conseguia ajudar porque não percebia nada daquilo!!!

Continuei motivando, indicando novos caminhos que actualmente existem e que, se ela quisesse, sempre é tempo de recuperar mesmo quando se sentem dificuldades porque era motivada e resiliente.

A mãe, do alto da sua sabedoria, respondeu: eu acabei o 12º ano na escola profissional e a muito custo. Detestava a escola e foi um grande alívio quando me vi livre dela!!

A aluna, atrás da mãe, olhou para mim, sorriu e pediu um gelado!

Assim se motivam os filhos para a aprendizagem! Talvez pela negativa! Quem sabe?

Nenhum comentário: