Este ano, pela primeira vez, tive uma experiência diferente. Como não podia estar muito tempo em pé, um grupo de alunos saía da sala de aula e vinha ter comigo à biblioteca escolar. Antes, articulava com a colega da disciplina de Matemática os conteúdos a trabalhar.
Os alunos, cerca de 4 ou 5, vinham motivados, traziam os materiais e normalmente sabiam muito bem o que vinham realizar. Tiravam as suas dúvidas com facilidade e não havia tempos mortos naqueles 50 minutos.
Neste final de semana fizeram o balanço. Deixei-os falar. Curiosamente, só que por outras palavras, disseram o mesmo que eu: gostaram muito, tiravam as suas dúvidas com muito mais facilidade porque em espaço de aula receavam que o outros se rissem deles, notaram que não havendo barulho, aprendiam melhor e estavam mais concentrados, o facto de me terem sentada na mesma mesa fazia com que não pudessem estar distraídos e sem fazer nada, em cada aula aprendiam muito mais matéria o que se tornava uma mais valia porque, na aula seguinte e com a turma, além de poderem rever os exercícios ainda sentiam maior confiança pelo facto de já dominarem os conteúdos.
Esta seria a escola ideal. Grupos pequenos em que o professor, por estar tão próximo, fazia com que trabalhassem mais e melhor. É impossível de concretizar mas gostei imenso desta experiência.
Pré requisitos importantes: um ambiente calmo, uma boa relação professor aluno e uma boa articulação com a docente da disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário