sexta-feira, 14 de junho de 2024

Falar sobre educação

 


Este ano, pela primeira vez, tive uma experiência diferente. Como não podia estar muito tempo em pé, um grupo de alunos   saía da sala de aula e vinha ter comigo à biblioteca escolar. Antes, articulava com a colega da disciplina de Matemática os conteúdos a trabalhar. 

Os alunos, cerca de 4 ou 5,  vinham motivados, traziam os materiais e normalmente sabiam muito bem o que vinham realizar. Tiravam as suas dúvidas com facilidade e não havia tempos mortos naqueles 50 minutos. 

Neste final de semana fizeram o balanço. Deixei-os falar. Curiosamente, só que por outras palavras, disseram o mesmo que eu: gostaram muito, tiravam as suas dúvidas com muito mais facilidade porque em espaço de aula receavam que o outros se rissem deles, notaram que não havendo barulho, aprendiam melhor e estavam mais concentrados, o facto de me terem sentada na mesma mesa fazia com que não pudessem estar distraídos e sem fazer nada, em cada aula aprendiam muito mais matéria o que se tornava uma mais valia porque, na aula seguinte e com a turma, além de poderem rever os exercícios ainda sentiam maior confiança  pelo facto de já dominarem os conteúdos. 

Esta seria a escola ideal. Grupos pequenos em que o professor, por estar tão próximo, fazia com que trabalhassem mais e melhor. É impossível de concretizar mas gostei imenso desta experiência. 

Pré requisitos importantes: um ambiente calmo, uma boa relação professor aluno e uma boa articulação com a docente da disciplina.


Nenhum comentário: