sexta-feira, 10 de outubro de 2008

6ª feira - Um dia diferente!


Hoje ia um pouco desiludida para a Escola. Ontem foi um dia terrível de notícias negativas sobre os meus alunos. Percursos que se tentam inverter e não se consegue. Começou com a turma do 6º ano que não trabalhou na aula, que se recusou a aprender, a aceitar os desafios que eu ia propondo. A seguir, ao falar com o Ricardo, apercebi-me que não estava nada bem psicologicamente. Falei com a mãe que confirmou as minhas suspeitas. A aula de Estudo Acompanhado também não correu bem. A R. resolveu falar alto, chamar a atenção, não trabalhar, bater com a bolsa dos lápis na cabeça do colega. A R. tem uma situação de vida muito complicada que é preciso compensar no tempo em que permanece na escola. O Nuno, depois de lhe ter ensinado onde era a sala do apoio e a que horas deveria ir ter com a professora, foi para casa e faltou.
Quando acabaram as aulas fiquei a falar com a R. sobre a necessidade de se portar bem. Combinámos que hoje assinaríamos um contrato em que estaria escrito tudo a que nos propunhamos.
À noite estava cansada de tanta luta. Desiludida. Mas o que é que eu ando a fazer? Eles não querem! Não consigo mudar o mundo!
Hoje comecei as aulas com uma R. transformada em doce. Ó professora quando é que assino aquilo para me portar bem? Eu sei que não vai ser para sempre e vou ter que falar muitas vezes com ela. Mas a vontade existe. A R. tem uns olhos lindos!
Logo a seguir a aula de Matemática correu lindamente. A aula da turma de 6º ano foi a cereja no topo do bolo: Trabalho de pares para resolver situações problemáticas que envolviam a noção de fracção. Todos a trabalhar, a trocar ideias, a apontar caminhos. Fiquei feliz. MEsmo muito feliz. A T. a melhor aluna, pediu para ficar com o M. que na última aula se tinha recusado a pensar e a realizar trabalho. E o M. ouviu as explicações.
No final, estávamos felizes. Que boa maneira de começar o fim de semana!
Os alunos têm destas coisas: Conseguem, por vezes, surpreender-nos.
Hoje chegam os meus filhotes!

Nenhum comentário: