quarta-feira, 22 de outubro de 2008

avaliação dos alunos


Tenho duas horas para elaborar quatro testes de Matemática para a minha turma do 5º ano. São 20 alunos e quatro testes diferentes! Cada um deles adaptado às necessidades de cada um dos alunos que evidenciam alguns problemas na aprendizagem.É pouco tempo para tanto! Poucos sabem as horas passadas a analisar relatórios médicos, recomendações, caminhos a seguir. Estes alunos não se compadecem com as horas de trabalho burocrático que crescem na vida de qualquer professor. 2ª feira, além das aulas, duas reuniões. Cheguei a casa às 19,30H. 3ª feira depois das aulas, tutorias e acção de formação para professores de matemática. Cheguei a casa às 19.00H. Hoje, duas horas para preparar os testes e reunião com a psicóloga para preparar o treino de competências sociais a ser aplicado à turma. Logo a seguir, reunião com uma colega para elaboração de uma acta de reunião de pais. Á tarde, reunião de directores de turma. Onde está o meu tempo para analise, reflexão e preparação das minhas aulas adaptadas aos alunos que tenho com imensas dificuldades, com histórias tristes que quero transformar em sorrisos e em efectivas aprendizagens? É por isto que ando angustiada, sempre com trabalho em atraso, sempre com listas de afazeres que nunca são cumpridas atempadamente. Não tenho tempo para pensar na minha avaliação! E não penso! Porque não tenho tempo para isso!

Nenhum comentário: