terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tutorias


3ª feira é dia de me encontrar com os meus meninos de que sou tutora.
Falar com eles e auscultar-lhes as penas e as incapacidades. Descobri que o Zé não sabe ver as horas. Por isso passa o tempo a perguntar que horas são! Ensinei-o e amanhã tenho de verificar se ainda sabe.
O João contou que este ano gosta muito da escola. E o ano passado? Por que razão não gostavas? Sabe professora, foram muitas mudanças, era tudo muito diferente e eu perdi-me. Foi pena porque é um menino bom e responsável.
E tiveste pena de ter ficado retido?
Então não tive! As minhas férias não foram nada boas sempre a pensar nisto e a ver os meus amigos a progredirem e eu a ficar na mesma!
Deixa lá João. Fizeste uma aprendizagem e isso é importante. Vamos ajudar-te para que nunca mais volte a acontecer.
Vou deixar de ter estas horas como professora tutora mas vou continuar a encontrar-me com estes meninos. É tão bom conversar com eles, dar-lhe reforço positivo, sentir que posso quebrar este destino de insucesso a que alguns parece que ficam agarrados.
Como diz Nuno Lobo Antunes no seu recente livro "Sinto Muito" - " O insucesso cria um círculo vicioso que gera mais insucesso, descrença, frustação."

Nenhum comentário: