terça-feira, 21 de outubro de 2008

aulas de Matemática


Há dois anos fiz o primeiro ano de formação para professores de Matemática. Gostei imenso. Deu-me uma visão diferente do ensino da Matemática. Obrigou-me a pesquisar, a comparar sitemas de ensino, a ler muita bibliografia. O horizonte alargou-se. Este ano, como tenho uma turma do 6º ano, planifiquei as minhas aulas de encontro aos novos objectivos da educação matemática. O inicio foi por vezes desanimador. Algumas aulas em que parecia que nada avançava, que nada aprendiam. Aulas com um esquema totalmente diferente em que me sentia estranha e desconfortável. Valeu a experiência paralela de outros colegas para continuar e as certezas que fui construindo de tudo o que estudei e investiguei.
Hoje tive a recompensa. Perante vários problemas matemáticos nenhum aluno desistiu, nenhum achou dificil ou impossível. Ninguém deixou de colaborar, de dar a sua opinião. A M. pediu para ficar sozinha. Gritava de alegria a cada obstáculo vencido. Todos resolveram os problemas. Pediram mais para levar para casa.
Estão diferentes. Há dois anos, ouvir-se-ia metade da turma a gritar: não consigo, não sei fazer, desisto.
Fico feliz por pensar que talvez tenha contribuido para essa diferença. Que mudando o meu papel, possa ter mudado o deles.

Nenhum comentário: