quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ambientes de escola


5ª feira, 8,35h da manhã em frente a uma escola secundária. Uma fila enorme de carros teimava em não andar. Adivinhei que eram os pais a deixar os filhos nas escola e olhei institivamente para o relógio. Mas que fazem estes jovens dentro dos carros com uma manhã linda, a 100 metros do portão da escola e atrasados mais de 5 minutos? E os pais? Será que não os mandaram sair a correr muito para que cumprissem com as horas e não fossem repreendidos? Nada aconteceu. A fila andava devagar e só quando em frente do portão saíam os jovens em passo lento e dengoso! Cada vez mais atrasados!!
O outro dia, em conversa com um empresário, fiquei a saber que um dos grandes problemas das empresas é que alguns dos seus trabalhadores nunca chegam a horas o que atrasa o trabalho e diminui a produtividade. Estes trabalhadores têm dificuldade em manter os empregos porque os patrões os despedem com mais facilidade.
Hoje percebi onde aprendem esses trabalhadores: Na Escola do facilitismo, do deixa andar. Na escola que se quer implantar, consciente ou inconscientemente. Na Escola pública que os docentes querem salvar a todo o custo mas que pouco a pouco caminha para o abismo.

Nenhum comentário: