sábado, 25 de outubro de 2008

Tanto trabalho






Início de fim de semana. O filho mais velho em Toledo numa prova de Orientação. O mais novo chegou com uma mala cheia de livros. Tem de fezer dois trabalhos. E temos de encapar uns tantos livros porque vão ter de durar muitos anos! Rituais de inicio de tantos anos lectivos que ainda se prolongam para os tempos da universidade! Acho graça!
Tenho de fazer tanta coisa! Preparar a reunião intercalar da minha turma. Tanta coisa a dizer, tanta coisa a calar! Sinto-me tão impotente com tanta desgraça que espreita por entre os muros da intimidade familiar! E eu a tentar aliviar, a tentar que a Escola seja o mar da esperança para tantos olhos doces que não têm culpa do que vivem. Tantos momentos em que acho que não vou conseguir! E a frase amiga de quem sabe e tem mais experiência: Ainda é cedo. Dá tempo ao tempo!
E as minhas mãos nas deles, acalmando, tentando dar força e coragem, fazendo-os acreditar.
" O meu pai, dá-me porrada se eu não tirar positivas"! E choro, e dor no peito, e falta de apetite e olhos tristes que até faz dó. Foi assim que ontem, procurando-o pelo recreio o fui encontrar, encostado a uma parede a chorar! Tem 10 anos e uma vida pela frente!
E o C. que faltou à consulta de psiquiatria, tão importante para ele, porque não tinha transporte! E não me disse nada! Porquê C.? "Não queria que se incomodasse!" Mas eu queria ser incomodada, queria que tivesses ido à consulta, queria levar-te comigo porque sei que é preciso voltar a sorrir e a acreditar.
A menina de olhos lindos que continua a falar alto, a provocar a vida, a provocar-se a si própria e à sua incapacidade de seguir em frente. E os beijos ternurentos logo pela manhã que me dão coragem e força para continuar a lutar por ela.
Ontem comprei guloseimas. É tradição, por estas bandas, os meninos pedirem bolinhos pelas portas no dia 1 de Novembro. À espera da aula de sexta feira, tenho 20 saquinhos de doces. A vida também se faz destes momentos.

Nenhum comentário: