quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Não há tempo para tanto!


Ontem, reunião de Directores de turma. Ou mangas de alpaca como alguém nos chamou noutro blogue e com razão. Papeis, papeis e burocracia. Hoje iniciei a manhã a fazer uma lista enorme de tarefas que tenho que realizar. No meio de uma página A4, duas ou três contribuem para melhorias nos meus alunos! Não é triste?
Não há tempo de qualidade nas Escolas. Tempo para dedicar a uma análise séria dos caminhos a seguir e para planificar o trabalho com os alunos de uma forma concertada e profícua. Fico sempre com a ideia de que não estou a cumprir, que estou atrasada em algo que nem sei bem o quê.
Ontem recordava com colegas os tempos de há 20 anos nesta mesma escola em que tinha 8 turmas, 2 direcções de turma, não havia as tais áreas não disciplinares, mas era um prazer dar aulas, estar com os alunos que gostavam das aulas, dos professores e para quem a escola fazia sentido. Encontro esses antigos alunos muitas vezes. Recordam as aulas de campo, os passeios a pé para visitar as fábricas da região, as visitas de estudo em que planificava com eles piqueniques gigantescos em que ninguém se esquecia do que deveria levar para colocar na mesa. Escolas onde havia tempo para os alunos, para a conversa sem hora marcada, para fazer a diferença, para servir de exemplo.
Tudo morreu. Todo o meu tempo escorre entre papeis, grelhas, objectivos e percentagens de sucesso. Estamos no tempo do parecer e não do ser. É pena!

Nenhum comentário: