domingo, 7 de julho de 2024

Estratégias simples de concretizar

 


O ano passado, numa formação sobre inteligência emocional, foi dado a cada formando, logo no início, um pensamento motivador em forma de bilhetinho. 

Guardei o meu e outro que ficou por lá abandonado, pensando que seria um modo muito bonito de receber os alunos a cada novo Setembro. Chamar a nós pensamentos de positividade, de controle interior e de empoderamento. Não iniciar o ano por regras práticas. Essas virão depois. Iniciar com a ideia de que poderemos ser melhores a cada dia que passa  e que somos o que quisermos e não o que os outros querem. 

Mesmo que o efeito não seja a 100%, ficará sempre a semente. 

Outra ideia dessa formação que adorei. Foi-nos pedido que escrevêssemos uma carta com os pensamentos actuais e como nos sentíamos em relação a nós e à vida nesse momento. Colocámos a carta num envelope fechado com a nossa morada. Depois de 6 meses, recebi a carta que tinha escrito! Fiquei até emocionada! Nada do que eu tinha escrito, sentia no momento em que recebi a carta. Muitas coisas se tinham modificado e outras tinham deixado de ter importância e outras ainda estavam apenas na minha cabeça e nem eram reais. 

Estratégias engraçadas para, pela prática, levar os alunos a pensar por eles próprios, a tomarem as rédeas das suas vidas e das suas acções e a assumirem as suas culpas em tudo o que fazem menos bem. Paralelamente, ensinar-lhes a volatilidade de vida e o modo mais eficaz para nos adaptarmos a isso. 

Nenhum comentário: