terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

coisas que fazem sentido

Hoje, a ler um artigo sobre os diferentes sistemas educativos no mundo e a sua eficácia, aparecia a ideia de que o sistema coreano apostava na infelicidade a curto prazo e na felicidade a longo prazo, querendo isto dizer que o trabalho e o sacrificio dos alunos eram enormes mas que, a longo prazo, se traduziriam em boas condições de vida  e em pessoas felizes e de bem com a vida.
Este texto lembrou-me as histórias encantadas da minha infância compiladas num único livro que eu li tantas vezes até já o saber de cor!

Sumido sejas tu como o vento!...

Era uma vez um rei que tinha uma filha de quem gostava muito.
A princeza penteava-se todos os dias, preparava-se e ia para o jardim apanhar uma flôr para pôr na cabeça. Mas, quando lá chegava ouvia sempre uma voz dizer:
- Qual queres tu, passares o trabalhos em nova ou em velha?
Aconteceu isto umas poucas de vezes e a princeza, já com muita curiosidade e farta de ouvir sempre a mesma pergunta, foi um dia para o palácio e disse à aia:
- Não sabes o que me acontece há uns poucos de dias? Ouço sempre uam voz dizer quando eu vou ao jardim apanhar uma flor:
- Qual queres tu, passares os trabalhos em nova ou em velha?
A aia respondeu-lhe:
 - Olhe real senhora, eu cá dizia que antes queria passar os trabalhos em nova; depois de velha tomára eu poder com a velhice!

in Contos Populares Portugueses - Consiglieri Pedroso, 1º edição, 1910


A minha opinião? Cada dia é o mais importante das nossas vidas para se ser feliz! O de ontem já passou e nada há a fazer para mudar o vivido. O de amanhã não sabemos se virá e como nos sentiremos ao vivê-lo.
Aproveitar o hoje com toda a nossa energia será talvez o melhor conselho para uma vida cheia e feliz!

Nenhum comentário: