terça-feira, 26 de abril de 2016

Tentando fugir da tristeza, dou de caras com este texto!!!


S. Martinho de Anta, 21 de Abril de 1956 
Quatro da manhã. Acabei de dar a extrema-unção ao velho — a extrema-unção que um médico pode dar a um moribundo: estrofanto e panaceias afins. Está perdido. Mas prometi curá-lo e levá-lo a ver a neta dentro de dias. Menti-lhe pela primeira vez na vida, e foi justamente a primeira vez que tive a impressão de que acreditou cegamente em mim. Tanto me esforcei durante anos e anos para lhe demonstrar que era digno da sua lisura, e o destino exige-me esta trafulhice piedosa no último momento.
— O meu filho vem aí... — dizia ele, a ameaçar a morte e a infundir confiança aos desanimados.
E eu chego, e acudo-lhe com drogas inúteis e promessas falsas! Sei que me perdoará, se tiver consciência de que o enganei. Mss acompanhá-lo-á uma tristeza igual à que me fica: a de que não fui capaz de um milagre na hora decisiva.
Miguel Torga - Diário VIII

E a tristeza continua! Porque é a vida. Porque os pais passam a nossos filhos com a reverência de pais com que sempre vivemos! E tudo isto é muito difícil de assimilar!

Nenhum comentário: