domingo, 18 de maio de 2025

Com o cérebro sempre a mil


Aqui, na minha sala grande e ensolarada com que tanto sonhei, olhando as tílias que abanam lá fora e o Verão que se anuncia.  Múltiplas imagens do tempo que vivi assomam à memória. 

Tenho, por vezes, a ideia de que sou muitas almas no mesmo corpo, com experiências tão díspares que me fazem ter um olhar diferente perante as coisas e a vida. Penso que é uma boa perspectiva!

Este tempo, lembra-me as alvoradas no campo, nos dias de malha. Comecei por assistir ao malhar do centeio nas eiras de granito à força de braços e dos manguais até virem  os tratores que colocavam palha para um lado e grão para o outro facilitando o trabalho. Pelo calor, o trabalho era mais difícil e procurava-se a penumbra da madrugada. Por aquele tempo, ajudavam-se uns aos outros, amigos, tios e primos. Era uma comunidade de trabalho mas também de muita amizade e compreensão.

Naquele tempo, não sabia nem imaginava que iria estar aqui, no conforto da minha sala, tantos anos depois a pensar no modo como todas essas vivências contribuíram para o meu optimismo, a minha realização enquanto ser humano e para o meu modo de ver o mundo, que é tão ridículo, por vezes!

Poucas coisas me abalam. Sei que consigo seguir em frente, porque aprendi, lá atrás que sou capaz de quase tudo. Apesar do calor, dos braços a doer, do corpo moído, da fraca vontade, da força que vinha da família, do arregaçar as mangas e seguir. Sei fazer quase tudo na área da agricultura. Não me diminui em nada. Ajudou-me  muito na minha profissão. 

 Não gostaria nada de ser um ser amorfo, criado em nuvens de algodão e que não percebe nada da vida e das coisas que vão acontecendo.  São os coitadinhos!! Os que nunca estão contentes e querem sempre aquilo que não têm. Nutro até um certo desprezo por estes seres!! 

Feliz com o que sou!! Conquistado com a ajuda preciosa da família, muito trabalho, algum sacrifício, muita resiliência, muita aprendizagem, muito foco e também alguma sorte  como dizia querido pai.

Nenhum comentário: