domingo, 7 de janeiro de 2024

Paragens forçadas que reforçam o ser

 


Estive parada  e com muletas desde Dezembro 2022 a Maio 2023.  Primeiro, sem colocar o pé no chão, depois com bota e sessões de fisioterapia. Todos os dias em um novo desafio. Subir e descer escadas um esforço sem fim. O medo de cair e piorar a recuperação apoderou-se de mim. Ainda hoje caminho a olhar para o chão para verificar qualquer alto na calçada que me faça tropeçar.  Foram 60 sessões de fisioterapia. Primeiro em casa, depois na clínica. Seguiram-se novos tratamentos. 

De todas as experiências, principalmente das más, retiramos lições para a vida. Deixo as mais importantes:

- Nada neste mundo é garantido. De um momento para o outro estás a caminho do hospital para ser operada e ficas completamente dependente de terceiros.

- Quando qualquer amigo  tiver um problema, não basta dizer, se precisares  chama-me. É necessário ir mesmo e fazer o que for necessário. Estar presente.

-Até nos sítios menos usuais  encontras rotinas e momentos agradáveis. Tive pena do grupo que deixei na fisioterapia quando acabou! Não podemos ser negativos. Temos sempre de ver o lado positivo. aprendi muita coisa nas longas conversas com pessoas com idades e profissões muito variadas.

-Apreciar mais o que podemos fazer quando o pior já passou. Não há uma única vez em que suba as escadas da minha casa  em que não me lembre de quando as subia agarrada ao corrimão com toda a força que tinha e mesmo assim com muito esforço.

- A família é o mais importante que temos na vida. Nestes momentos sabemos, se ainda tínhamos dúvidas, quem são os elementos que se interessam verdadeiramente por nós. Esta aprendizagem fica para a vida e condiciona o modo como vivemos dali para frente.

- Deixas de  ter paciência para queixumes inapropriados.

- O que os outros pensam ou dizem deixa de fazer sentido. Reajo como sempre a minha mãe me ensinou: com o silêncio. Não confundir silêncio com surdez porque oiço, registo e nada fica igual.

- Ficou muito menos ruído à minha volta. O foco ficou mais claro e os objectivos também.

Nenhum comentário: